FAQs

Perguntas Frequentes

Clube Darca

1) PORQUÊ UM CLUBE?

Um clube é uma associação de pessoas mas é sobretudo um local onde essas pessoas se reúnem e convivem num ambiente de confiança, descontraído e alegre. É uma espécie de segunda casa onde se está a gosto e onde sempre se encontram pessoas amigas.

Este ambiente é precisamente uma das mais-valias no trabalho de formação do Darca: no clube cresce-se com gosto!

2) O QUE É PRECISO PARA SER ASSOCIADA?

Para ser associada do Darca é preciso conhecer o Clube, certificar-se de que se gosta do ambiente e das atividades e… querer inscrever-se.

3) PORQUÊ SÓ PARA RAPARIGAS?

No Darca forma-se no singular. O facto de o projeto formativo se focar nas raparigas, facilita em grande medida ter em conta as necessidades específicas das associadas e dos seus pais.

4) É PRECISO SER CATÓLICO PARA ANDAR NO DARCA?

O Darca está aberto a toda a gente, independentemente das convicções ou prática religiosa. As que querem, têm a oportunidade de aprofundar na fé católica e nos modos de a viver no dia a dia, através de palestras, meditação, retiros, direção espiritual, etc.

5) É PRECISO SER ASSOCIADA DO CLUBE PARA PARTICIPAR EM TODAS AS ATIVIDADES?

Todas são bem vindas no Darca! As não associadas também podem participar nas atividades que se organizam pontualmente, como convívios, passeios, o Verão Darca… Nestas atividades habitualmente as associadas pagam um valor menor do que as não associadas. Os “dias abertos” são uma boa ocasião para todas virem conhecer o dia a dia do Clube.

Além disso, para estudar no Darca e participar nas atividades que se organizam durante a semana para as mais crescidas (a partir do 7º ano) não é preciso ser associada.

6) COMO SE SUSTENTA O CLUBE?

O Clube Darca é uma associação juvenil sem fins lucrativos.

Sustenta-se através das quotas das associadas, de donativos de particulares (pais e amigos) e tem recebido apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude ao abrigo do PAJ – Programa de Apoio Juvenil.

As instalações do Clube pertencem à Fundação Maria Antónia Barreiro.

7) QUEM ORGANIZA AS ATIVIDADES DO CLUBE?

O Darca é uma grande equipa. As monitoras de cada secção (grupo por faixa etária) e a Direção são as responsáveis pela organização geral das atividades e pela implementação do Programa Personalidade. As professoras das diferentes atividades são outra peça fundamental.

Finalmente, o Darca conta com o apoio de alguns pais em atividades concretas.